NAGASTRO
NÚCLEO DE APOIO À GASTROENTEROLOGIA
Área do Inscrito
EN
EN
PT
ES
FR
JA
ZH
HOME
SOBRE O NAGASTRO
ESPECIALIDADES
CURSOS
GASTROCAST
VEJA MAIS
CONTATO
More...
Nagastro Quiz
Obs: Preencha nome e email para visualizar as respostas comentadas
Nome
Email
A
B
C
D
A constipação intestinal é uma queixa bastante comum no consultório e costuma ter natureza multifatorial. A respeito do tema, qual alternativa expressa as causas mais frequentes de constipação em adultos jovens.
A perda do reflexo da evacuação.
Síndrome do intestino irritável.
Dieta com baixa ingesta de fibras e água.
Neoplasia colorretal
A
B
C
D
Paciente de 24 anos de idade queixando-se de disfagia intermitente para sólidos há cerca de 11 meses, dá entrada no pronto-socorro por impactação com bolo de carne. A endoscopia de urgência revelou múltiplos anéis por toda a extensão do esôfago. Foram realizadas biópsias da mucosa esofágica após a retirada do bolo alimentar. Quais os achados histológicos mais prováveis?
Infiltração eosinofílica.
Esofagite erosiva ativa (provável origem péptica).
Epitélio colunar com metaplasia intestinal completa.
infiltrado inflamatório denso rico em linfócitos T.
A
B
C
D
A hepatite B crônica constitui um problema de sáude pública no Brasil e no mundo pela sua alta prevalência e riscos associados (cirrose, carcinoma hepatocelular, entre outras complicações). O perfil sorológico de um paciente que teve INFECÇÃO PREGRESSA pelo vírus da Hepatite B é
HBsAg negativo, anti-HBC total negativo e Anti-HBs positivo.
HBsAg positivo, anti-HBC IgG positivo e HBeAg positivo.
HBsAg positivo, anti-HBC total positivo e HBeAg negativo.
HBsAg negativo, anti-HBC IgG positivo e Anti-HBs positivo.
A
B
C
D
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma das formas mais comuns de doença hepática e representa hoje uma das principais causas de consulta ao gastroenterologista. Qual a melhor conduta diante de um caso de DHGNA com transaminases normais?
Iniciar programas de dieta e atividade física que, em geral, apresentam bons resultados, com excelente adesão por parte dos pacientes.
Incluir a recomendação de perda de peso rápida (> 1,6Kg/semana) como forma de reduzir o risco de piora de uma eventual fibrose preexistente.
Considerar sempre a associação de medicamentos como glitazonas, biguanidas, antioxidantes (vitamina E) e citoprotetores (silimarina).
Perda ponderal de cerca de 10% do peso; tratamento das comorbidades; iniciar vitamina E ou pioglitazona apenas se presença de fibrose e esteatohepatite na biópsia hepática.
A
B
C
D
Paciente de 60 anos de idade, portador de cirrose compensada secundária ao vírus da hepatite C, (genótipo 1a). Tendo como base o mais recente protocolo de tratamento das hepatites virais do Ministério da Saúde, qual a conduta terapêutica recomendada para esse paciente?
Sofosbuvir e ribavirina por 24 semanas.
Sofosbuvir e Grazoprevir por 12 semanas.
Sofosbuvir e simeprevir por 24 semanas.
Sofosbuvir e daclatasvir com ribavirina por 12 semanas.
Enviar